Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Tecnologia facilita acesso de advogados ao Judiciário

    há 14 anos

    A vida corrida de quem tem que defender os interesses das pessoas ganhou um aliado imprescindível na atualidade: a tecnologia. Advogados, por meio de computador e internet, podem fazer petições, acompanhar processos, emitir certidões, boletos judiciários, verificar assinatura digital e entre outros serviços, que somados, chegam a 13 sistemas construídos com o objetivo de facilitar o acesso à Justiça.

    Segundo o analista de sistemas Luciano Côrtes, a Coordenadoria de Informática do Tribunal de Justiça já trabalha para colocar em funcionamento o 2º Grau Digital, mais um sistema que vai virtualizar alguns procedimentos judiciais, dessa vez na 2ª Instância da Justiça de Rondônia, a exemplo do que ocorre no Supremo Tribunal Federal (STF).

    Atualmente, os advogados já contam com o Processo Judicial Digital (Projudi) é o sistema utilizado para iniciar um processo nos Juizados Especiais das comarcas do Estado. De casa, do escritório ou de onde mais for possível, o advogado entra no sistema e faz sua petição, de forma rápida e segura. Assim também é feito nas Varas de Execuções Fiscais e Penais (VEP). Além de petições, é também possível acompanhar o trâmite processual.

    O coordenador de informática do TJRO, Riberval Saraiva, lembra também que, cadastrado no sistema "Push", o advogado recebe no seu e-mail cada movimentação feita no processo de seu cliente nas varas e departamentos do Judiciário de Rondônia.

    Já a consulta processual, por número do processo, nomes de partes ou advogados, é aberta também ao público em geral, da mesma forma que a consulta à jurisprudência. É possível ainda calcular dívidas judiciais e emitir boletos bancários para pagamento das custas, tudo on line. Quem encontrar dificuldades, tem disponível telefone para contato direto com a área de manutenção, cujo número é exibido no rodapé das páginas dos sistemas do TJRO.

    Quando juízes e desembargadores decidem, sentenças e acórdãos são publicados no Diário da Justiça Eletrônico, disponível na página do Tribunal de Justiça (www.tjro.jus.br). É também pela internet que qualquer pessoa pode emitir certidões negativas de qualquer comarca do Estado; além da assinatura digital de documentos judiciais, que pode ser verificada pela página, por meio da validação dos códigos verificadores.

    "Nossos sistemas funcionam 24 horas por dia", explicou o coordenador de informática. Para ele, a tecnologia se une aos esforços de servidores, magistrados, advogados e promotores de justiça, para continuar fazendo com que a Justiça de Rondônia seja a mais célere do Brasil, como apontou por dois anos seguidos o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

    Assessoria de Comunicação Institucional

    • Publicações4072
    • Seguidores95
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações3
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tecnologia-facilita-acesso-de-advogados-ao-judiciario/2306338

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)