Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Juizado de Ji-Paraná regulariza situação de crianças em abrigo

    há 13 anos

    14 crianças voltaram para a guarda dos pais ou foram adotadas

    Com objetivo de promover uma reavaliação da situação de acolhimento institucional de crianças e adolescentes que vivem no abrigo municipal, foram realizadas, esta semana, na própria unidade, audiências concentradas pelo Juizado da Infância e Juventude (JIJ) de Ji-Paraná. A ação faz parte do Plano Mater, que tem como meta a inserção na família, quer de origem, quer substituta, das crianças e adolescentes abrigados, posto ser a família a célula mater da sociedade.

    O resultado do trabalho foi a reintegração familiar com consequente guarda aos pais de quatro crianças, uma concessão de guarda para família substituta e uma concessão de guarda para famílias que pretendem adotar.

    A Juíza titular do Juizado da Infância e da Juventude de Ji-Paraná, Ana Valéria Zipparro explicou que este trabalho já vinha sendo realizado no decorrer do mês com audiências já agendadas anteriormente. Nesse período, foram promovidas a reintegração familiar de mais seis crianças e concedida a guarda provisória de duas crianças a famílias adotivas. "Ao todo conseguimos resolver a situação de 14 crianças/adolescentes que estavam no abrigo e agora iniciam uma nova fase em suas vidas", esclareceu a magistrada.

    Para a juíza, a realização de audiências concentradas desta natureza contribuem para agilizar a regularização de guardas e processos de adoção, visando sempre o bem estar e melhor desenvolvimento psíquico-social da criança.

    Participaram das audiências o promotor de Justiça, Marcos Paulo Sampaio Ribeiro da Silva; das representantes da Defensoria Pública, Marina Camilo Dalla Martha e Cyntia Pereira Camata; da secretária municipal de Assistência Social, Maria Sonia Reigota Ferreira e das assistentes sociais Cláudia de Fátima Barbosa e Maria Lúcia de Oliveira Cardoso.

    O Abrigo Municipal atualmente possui capacidade para acolher 40 crianças/adolescentes, mas após este trabalho conta com 21 acolhidos e todos estão sendo acompanhados para reestruturação familiar ou para adoção conforme o caso.

    Assessoria de Comunicação Institucional

    • Publicações4072
    • Seguidores95
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações69
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juizado-de-ji-parana-regulariza-situacao-de-criancas-em-abrigo/2810247

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)