Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Conclusão do novo fórum de Jaru é garantida pelo TJRO

    há 12 anos

    A reunião começou cedo. Servidores e magistrados da comarca ouviram o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Roosevelt Queiroz Costa, que foi à Jaru acompanhar uma inspeção técnica à obra do novo fórum, que segundo o Departamento de Engenharia do TJ de Rondônia, deve ser retomada até o mês de março deste ano. São 4.690 metros quadrados de área construída, num terreno em frente onde funciona atualmente o Fórum Vítor Nunes Leal. O presidente do TJRO também se reuniu com membros do Ministério Público e advogados militantes na comarca. As reuniões ocorreram na manhã de quarta-feira, 15.

    Para o desembargador presidente, o novo fórum da cidade possibilitará melhores condições de trabalho aos servidores e magistrados, o que redunda também na ampliação da qualidade do atendimento jurisdicional. Atualmente com cerca de 5 mil processos em tramitação, a comarca tem 3 juízes, 48 servidores e 2 varas cíveis, 1 criminal e os Juizados da Infância e da Juventude e Especiais Cíveis e Criminais, além do Tribunal do Júri.

    Os detalhes da retomada da obra e a expectativa de conclusão do novo fórum foram discutidos com os juízes Kerley Regina Alcantara e Flávio Henrique Bueno, juntamente com os servidores da comarca, numa reunião no auditório da Subseção de Jaru da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O juiz diretor do fórum, Elsi Dalla Riva, também participou do encontro.

    O desembargador e o juiz auxiliar da Presidência Edenir Albuquerque da Rosa se dispuseram a explicar questões internas propostas por questionamentos de servidores e magistrados, como o horário de funcionamento do Judiciário, pagamento de retroativos salariais e adequação de sistemas e equipamentos de tecnologia da informação. "Nossa garantia é a transparência na condução da Administração, por isso fazemos essa conversa aberta e franca", afirmou o desembargador Roosevelt. As questões levantadas na reunião serão encaminhadas aos setores responsáveis e levadas ao conhecimento do Tribunal Pleno, segundo o desembargador Roosevelt.

    Ajustes

    Assessorados pelo Departamento de Engenharia, o presidente, o juiz auxiliar e o juiz diretor do Fórum de Jaru, Elsi Dalla Riva, inspecionaram a obra inacabada. Ajustes no projeto possibilitarão que a construção seja entregue à sociedade jaruense com instalações modernas e planejadas para oferecer melhores condições de trabalho e utilização do prédio. A visita técnica foi acompanhada pela imprensa local.

    Na sede OAB, os advogados fizeram reivindicações e ressaltaram a iniciativa de aproximação do TJRO com a sociedade, principalmente nas comarcas. Para o presidente da Ordem em Rondônia, Hélio Vieira da Costa, o encontro com os advogados representa a integração em busca do aprimoramento da Justiça. O desembargador Roosevelt, defensor da conciliação na resolução de conflitos, incitou os advogados buscarem acordos, mesmo em causas com altos valores.

    Funcionalidade

    Primeiro juiz da comarca de Jaru, em 1982, Roosevelt Queiroz fez a primeira audiência da comarca no restaurante de um hotel, pois ainda não havia instalações próprias. A evolução do município, com economia forte e crescente urbanização, foi destacada pelo desembargador, que acredita na funcionalidade do novo fórum para que seja possível um atendimento jurisdicional célere e de qualidade.

    Na sede do Ministério Público na comarca, o desembargador foi recebido pelos promotores Adilson Donizete e Luciana Ondei. No local ocorreu também uma reunião com o prefeito da cidade, Jean Ricardo, objetivando a doação da área onde funciona o fórum atualmente.

    Assessoria de Comunicação Institucional

    • Publicações4072
    • Seguidores95
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações145
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/conclusao-do-novo-forum-de-jaru-e-garantida-pelo-tjro/3025806

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)