Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Juizado especial tem atendimento no Shopping Cidadão da capital

    há 11 anos

    Causas de menor complexidade como desentendimentos com vizinhos, cobrança de dívida ou compra de mercadoria com defeito podem ser resolvidas no Shopping Cidadão, por meio do 4º Juizado Especial Cível, localizado no órgão que reúne diversos serviços à população, no centro de Porto Velho.

    De acordo com a chefe de cartório Aldelina Pereira Coutinho, lá são demandados casos que não ultrapassem o valor de 40 salários mínimos, com atendimento gratuito. A meta é resolver as causas com rapidez, buscando sempre o acordo entre os envolvidos.

    "Serviços como consignação de pagamentos, cobranças de dívidas e até acidentes de trânsito sem lesões corporais podem ser resolvidos aqui, sem a necessidade de contratar um advogado. A contratação só é necessária quando a causa ultrapassar 20 salários mínimos", explica Aldelina.

    Outro benefício do juizado especial - além de situar-se no Centro da cidade - é estar próximo a outros órgãos que ajudem na celeridade do processo, como o Procon e expedidores de documentos.

    As ações podem ser propostas somente por pessoas físicas e microempresas. Questões como separação e divórcio, pagamentos de pensão alimentícia, por exemplo, precisam tramitar nas varas comuns de família, pois não se enquadram na área de competência do Juizado. "Nos deparamos com pessoas com dúvidas quanto ao serviço do juizado especial, mas sempre esclarecemos e encaminhamos a pessoa ao devido juizado", disse a servidora do Judiciário.

    O horário de atendimento do juizado no Shopping Cidadão: de 8h às 13h pela manhã e de 16h às 18h no período da tarde. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (69) 3217-1083.

    Concessionárias

    Grande parte da procura das pessoas pelos serviços dos juizados especiais é para resolver questões com concessionárias de serviço público, como a fornecedora de energia elétrica da região, cuja demanda é constante. É preciso levar documentos pessoais como RG, CPF, comprovante de residência e outros que tenham a ver com o caso para o qual se busca solução.

    Acesso

    Além da unidade do Shopping Cidadão, o Judiciário mantém acesso constante ao cidadão nos Juizados Especiais (1º e 2º cíveis, 1º criminal e 1º da fazenda pública), na avenida Amazonas, esquina com a rua Venezuela, no bairro Nova Porto Velho; e na rua Jatuarana, bairro Eldorado, próximo ao campo de futebol, nos mesmos horários em que é feito atendimento no Shopping Cidadão. Também há, por meio da Operação Justiça Rápida Itinerante, a realização de triagens e audiências de conciliação nos bairros da capital, distritos do Baixo Madeira e ao longo da BR-364 e nas cidades de Itapuã do Oeste e Candeias do Jamari.

    Causas que podem ser resolvidas no Juizado Especial

    Causas que não podem

    Compra de uma mercadoria com defeito, cobrança de dívida, pagamento por serviço mal feito, desentendimento entre vizinhos, acidentes de trânsito SEM lesões corporais.

    Ações de alimentos (pagamento de pensão alimentícia), falências e concordatas, inventário, ações contra o Governo Federal; Demandas de empresas jurídicas.

    4º Juizado Especial Cível de Porto Velho (Shopping Cidadão)

    Avenida 7 de setembro, 830 - centro. Das 7h às 14h e das 16h às 18h. Atendimento gratuito.

    Assessoria de Comunicação Institucional

    • Publicações4072
    • Seguidores95
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1753
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juizado-especial-tem-atendimento-no-shopping-cidadao-da-capital/100305598

    Informações relacionadas

    MC Advogados Associados , Advogado
    Notíciashá 8 anos

    Saiba qual é o prazo para prescrição de dívidas e o que fazer caso seu nome não saia do cadastro de inadimplentes

    Suellen Rodrigues Viana, Advogado
    Modeloshá 6 anos

    [Modelo] Ação de Indenização por Danos Morais - Acidente em parque de diversões

    Daniela  Beck Penna, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    Saiba como agir em caso de acidente de trânsito

    Felipe Gavilanes Rodrigues, Advogado
    Artigosano passado

    Como bloquear veículo no Detran?

    Lauro Chamma Correia, Operador de Direito
    Artigoshá 8 anos

    Ter dívidas não é crime, abuso na cobrança sim!

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)