Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

1ª Câmara Criminal nega recurso a mulher acusada de tentar matar criança com golpes de enxada

há 10 anos

Foi negado, à unanimidade, provimento ao recurso em sentido estrito, interposto por uma acusada de tentativa de homicídio na comarca de Rolim de Moura, em Rondônia. A defesa pediu a desclassificação do crime para lesão corporal, sob alegação de que a acusada não teria a intenção de matar a vítima, de apenas 9 anos, quando desferiu golpes de enxada enquanto a mesma brincava em frente à sua casa. A morte da menina foi impedida pelo avô, que ouviu os gritos e entrou em luta corporal com a acusada.

Para os desembargadores que julgaram o caso, a desclassificação do crime de tentativa de homicídio para lesão corporal não deve ser operada quando as provas dos autos não permitam seja reconhecida de plano que o agente tenha agido sem intenção de matar ou ferir a vítima, devendo as dúvidas serem resolvidas em favor da sociedade, pois a real intenção do agente é questão diretamente ligada ao mérito da causa, cujo juízo preciso a ser formulado compete ao Egrégio Tribunal do Júri.

Com a decisão da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Rondônia, a acusada será julgada por júri popular, formado por sete pessoas da sociedade de Rolim de Moura, onde ocorreu o crime. Para a Justiça, a aferição acerca da intenção do agente é questão diretamente ligada ao mérito da causa, e, sendo assim, o juízo preciso a ser formulado a esse respeito também é de inteira competência do Tribunal do Júri (art. , XXXVIII, CF/88), sendo certo que, na atual fase processual, o princípio in dubio pro societate adquire supremacia em relação ao não menos relevante, princípio in dubio pro reo.

Na pronúncia, foi consignado no acórdão, que não é necessária a intenção do agente no sentido de assassinar ou tentar contra a vida da vítima ressaia induvidosa dos autos, bastando que existam meros indícios, ainda que frágeis neste sentido. Caso contrário, estar-se-ia, de forma indevida, subtraindo a competência do juízo natural, prevista constitucionalmente, para julgamento dos crimes dolosos contra a vida, qual seja, o Tribunal do Júri.

A sessão de julgamento ocorreu na última quinta-feira, 6/2.

Recurso em Sentido Estrito: 0001799-16.2010.8.22.0010

Assessoria de Comunicação Institucional

  • Publicações4072
  • Seguidores95
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações154
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/1a-camara-criminal-nega-recurso-a-mulher-acusada-de-tentar-matar-crianca-com-golpes-de-enxada/113789423

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)