Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJRO nega liberdade a acusada de roubo qualificado

    há 13 anos

    A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Rondônia negou liminar (decisão inicial) em um habeas corpus a uma acusada de roubo qualificado na cidade de Ariquemes. Para o relator do processo, desembargador Miguel Monico Neto, não estão presentes no pedido dois quesitos essenciais para concessão de liminar, considerada medida excepcional, que exige a constatação de ilegalidade, sem que para isso seja necessário um exame mais aprofundado das provas, entendimento compartilhado pela Corte Suprema do Brasil, o STF.

    O pedido de liberdade apresentado pela Defensoria Pública baseia-se na suposta ausência de pressupostos exigidos pelo Código de Processo Penal para manutenção da prisão e no entendimento de que a gravidade abstrata do crime não dá ensejo ao cárcere. A defesa ainda alega que que a ausência de comprovação domiciliar e ocupação lícita não poderá ensejar a restrição de liberdade.

    O relator decidiu que não há, informações suficientes para a concessão da liminar, por isso a negou. O desembargador não visualizou a ilegalidade na prisão e determinou que se aguarde a instrução do habeas corpus até o julgamento do mérito (decisão principal). O julgamento da liminar ocorreu ontem, 12 de abril de 2011.

    Roubo

    São várias as possibilidades de caracterização de roubo qualificado, como o uso de arma e a participação de duas ou mais pessoas, entre outras previstas pelo artigo 157§ 2º do Código Penal. Nesse caso, em particular, a acusada junto com comparsas, mediante violência exercida através de pauladas, socos e pontapés, subtraíram da vítima uma carteira contendo seus documentos pessoais e o valor de 300 reais. Na mesma ocasião, a acusada ameaçou a vítima, prometendo causar-lhe mal injusto e grave. A acusada e os demais integrantes do grupo seriam usuários de entorpecente e passariam a maior parte de seu tempo perambulando nas praças de Ariquemes. As informações são da 2ª Vara Criminal de Ariquemes, onde foi registrada a prisão em flagrante.

    Assessoria de Comunicação Institucional

    • Publicações4072
    • Seguidores95
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações23
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjro-nega-liberdade-a-acusada-de-roubo-qualificado/2645616

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)